Postagens populares

Inti Raymi: Festival Inca do Sol

24/06/2017
Olá! No dia 24 de Junho, se inicia no Peru o Inti Raymi ( ou 'Festa do Sol' em quéchua)... A festividade resgata o mesmo festival Inca que coincidia com o solstício de inverno  e era o primeiro do calendário solar incaico. Tal festival fora abolido pelos espanhóis nos primeiros anos da Conquista, mas foi resgatado em 1944 e hoje é um espetáculo teatral que atrai pessoas de diferentes lugares. Venha conhecer melhor a 'Festa do Sol'!

(Heinz Plenge Pardo/Divulgação)


 Cusco, era a capital do Império Inca e considerada cidade sagrada, na praça principal de lá era realizada a celebração que durava nove dias e contava com a presença do Inca ( soberano supremo considerado filho do deus Sol, Inti ), a nobreza real e o exército. No dia principal da celebração o Inca subia ao palco e brindava  com uma bebida alcoólica feita de milho chamada chicha de jora, nesse ato fazia um louvor ao Sol. Todo o evento era recheado de danças e pelo soar dos pututos ( veja a imagem)

Resultado de imagem para pututos incas
Homem tocando um pututo, um instrumento de vento originalmente feito com uma concha 'grande o suficiente para emitir um som poderoso'* *Wikipédia *


Você pode ouvir o som do pututo nesse vídeo:


Retomando o que ocorria na festa segundo sabemos, o final da festa dava-se ao entardecer quando todos saudavam o sol inclinando seus corpos e levantando os braços. Logo após isso o Inca retornava ao seu lar, as mulheres atiravam  a sua passagem flores e plumas. Dessa forma finalizava-se a 'Festa do Sol', um rito que agradecia as colheitas antes do Inverno e pedia prosperidade. 


Hoje, a festa do Sol ganha suas apresentações grandiosas no Peru. São esperadas em média 200 mil turistas em Cusco para essas festividades. Abaixo você encontra fotos das festividades nos dias atuais.

Resultado de imagem para Inti Raymi representaçoes antigas



Resultado de imagem para Inti Raymi: Festival do Sol

Resultado de imagem para Inti Raymi: Festival do Sol

Resultado de imagem para Inti Raymi: Festival do Sol

Resultado de imagem para Inti Raymi representaçoes antigas

Fontes:

Livro Ser Protagonista - História 2 - Editora responsável: Valéria Vaz
Wikipédia
Fotos google


Gostaram? 
Deixem seus comentários!
/>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

ADS

 
Desenvolvido por Michelly Melo.