Postagens populares

O Grande Roubo Do Trem ( The Great Train Robbery – 1903)

01/05/2017
Olá! A segunda resenha do desafio 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, é a do filme "The Great Train Robbery", ou se preferir "O Grande Roubo do Trem". O filme narra em 13 minutos  uma história dramática e nem um pouco feliz apesar da música de fundo. Venha conhecer a história e minha opinião...


 "Tre Great Train Robbery" é um curta estadunidense de 1903, é considerado o segundo filme western e se tornou conhecido por ser um dos primeiros a levar para as telas uma história realista. Utiliza-se também de efeitos,  ângulos e montagens inovadoras para a época. 
 Na cena final do filme ( o GIF anterior), Justus D. Barnes, atira inesperadamente na direção da platéia. A sequencia de tiros, causou assombro nos que assistiam, que logo normalmente gargalhavam do medo que a cena causou. A cena bonus do lider dos bandidos, podia tanto ser colocada no inicio quanto no final do filme.

 A história do curta é a seguinte: 

"O filme inicia apresentando dois bandidos mascarados, em um escritório de telégrafo da estrada de ferro, onde eles forçam o operador com uma arma para parar o trem e dar ordens para encher o trem no tanque de água na estação. Depois eles o derrubam e amarram. Quando o trem pára de abastecer, os bandidos, agora quatro, embarcam no trem e, enquanto dois dos bandidos entram um carro expresso, matam um mensageiro e abrem uma caixa de objetos de valor com dinamite, os outros param o trem e desconectam a locomotiva.

Os bandidos então forçam os passageiros para fora do trem e saqueiam os seus pertences. Um passageiro tenta escapar, mas é imediatamente abatido. Carregando seus despojos, os bandidos escapam na locomotiva, posteriormente parando num vale de onde continuam a cavalo.

No escritório de telégrafo, o operador acorda e tenta fugir, entrando em colapso novamente. Sua filha entra e restaura sua consciência, jogando água em seu rosto. Ele vai para um salão de dança próximo para obter assistência, e os homens pegam suas armas e perseguem os bandidos, e em um tiroteio final, todos os bandidos são mortos." - Sinopse no Wikipédia


Assista ao filme "The Great Train Robbery – 1903":





Há também uma paródia chamada “The Little Train Robbery” (1905), com um elenco infantil, em que há um mini trem que é assaltado. Os bandidos mirins tentam roubar doces e brinquedos dos passageiros. Veja a seguir:




 É interessante assistir curtas antigos como este, não haviam muitos recursos porém conseguiam com o pouco que tinham, o melhor que poderiam fazer. "O Grande Roubo do Trem" é um exemplo dos recursos usados com perfeição, o jogo de ideias e a clareza delas é um ponto importante. Conta com uma história completa, e com um jogo muito inteligente de ângulos. Além claro, da marcante cena dos tiros rumo a plateia. Aposto que não esquecerá dessa cena.. Imagine estar assistindo o curta na época e de repente o ator parece querer atirar em você? Esse foi um ponto muito original, assim como o curta ao todo.. Nas coisas aparentemente simples, mas originais, há a imortalização.



/>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

 
Desenvolvido por Michelly Melo.