Postagens populares

Literatura Brasileira: Uma Linha do Tempo e Indicações de Nacionais!

25/03/2017
Quero convidar você para viajar pelos vários estágios da nossa literatura... Desde o primeiro escritor até você que ainda não publicou seus escritos ou que está ansioso para o lançamento daquele livro que você apoiou no Catarse.... Quão brilhante está nossa literatura?








  É difícil dizer quem foi o primeiro escritor brasileiro. O Padre Anchieta é considerado o primeiro escritor nas terras brasileiras mas como não nasceu aqui, seria certo chamá-lo de primeiro escritor brasileiro? Fica o questionamento.
 Vale lembrar que como o Brasil era colonia de Portugal muitos que nasciam aqui tinham nacionalidade de Portugal. Há três nomes que dizem poder carregar o cargo de primeiro escritor nascido por aqui: Bento Teixeira: (varia de 1545 a 1565; varia de 1600 a 1618), Gregório de Matos: (1633 ou 1636; 1695) e Manuel Botelho de Oliveira: (1636; 1711)...  Mas como até mesmo suas datas de nascimento e morte são incertas fica a dúvida acerca de quem foi o primeiro escritor.
 Depois da literatura colonial, veio o período de romantismo ( aqui se encaixa José de Alencar, Álvares de Azevedo, e tantos outros escritores/poetas que marcaram a literatura nacional). Logo após, surgiu o Realismo ( há um destaque para as obras de Machado de Assis). No pré-Modernismo (1895 - 1922) destacaram-se  Monteiro Lobato, Lima Barreto, Simões Lopes Neto e Augusto dos Anjos. 
 ''O modernismo no Brasil começou com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Geração 1922 era um apelido para os escritores Mário de Andrade (Pauliceia Desvairada, Macunaíma), Oswald de Andrade (Memórias Sentimentais de João Miramar), Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo, Raul Bopp, Guilherme de Almeida, Antônio de Alcântara Machado e outros, os quais combinavam tendências nacionalistas com um interesse pelo modernismo europeu. Alguns novos movimentos como o surrealismo já eram importantes na Europa e começaram a se firmar no Brasil durante esse período.'' - Wikipédia
 Veio também o Pós-modernismo e Regionalismo, onde destacou-se e Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos,  Clarice Lispector, entre outros. E atualmente estamos na literatura Contemporânea, desde nomes como  Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Adélia Prado até Carina Rissi, Rô Mierling, Raphael Draccon, e todos escritores que publicam seus livros seja nas diversas plataformas online como o Wattpad e Amazon ou que estão em editoras por aí. Somos todos escritores nacionais e juntos montaremos novos grandes nomes para a história da literatura nacional!
 E nesse post, justamente iremos enaltecer nossos novos talentos....
 Faço parceria com escritores desde o inicio do blog e embora tenha parado bastante de resenhar livros por causa dos estudos, sempre acompanho e mesmo que não seja parceira de um escritor, irei divulgá-lo. Irei acompanhar cada passo. Ver pessoas talentosas alcançando seus objetivos faz-me ter fé que um dia irei também publicar minha escrita fisicamente e poderei tocar meus sonhos.
  Fico feliz com cada escritor que adiciona com todo amor um pouco mais de literatura em nossas vidas... Cada escrito adiciona um pouco mais de conhecimento e de inspiração para viver. E vale falar que sim, a literatura nacional está brilhante.
 Quero indicar aqui quatro livros nacionais atuais que li e recomendo...


                     


 A Filha da Vendedora de Crisântemos - Stella Maris Rezende

''A filha da vendedora de crisântemos é a história de uma adolescente que não se conforma com a realidade e luta para transformá-la. Beatriz é uma menina forte, de personalidade e atitude que, com persistência, procura desvendar dois mistérios que a intrigam: por que seu pai desapareceu misteriosamente e por que ela e sua mãe são discriminadas na pequena cidade onde vivem. As pessoas ficam caladas ante os questionamentos da menina, mas ela não desiste, sabe o que quer. Graças à sua persistência, consegue não só desvendar os mistérios, mas também solucionar alguns dolorosos problemas de sua vida.''

Esse livro me marcou, muito lindo.



Uma Vida Para Sempre - Simone Taietti



Aquele livro inteligente e poético que me encantou desde o início e que se tornou um dos meus favoritos... Me sinto honrada, de verdade, de ter feito parceria com essa escritora. Pode ter certeza que não sou de bajular ninguém, mas esse livro merece ser lido por todos.


Sinopse:


Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.Quanto dura o para sempre? Ethel descobriu.



Caleidoscópio - Mayara Barros

Um livro poético com muitos escritos de uma escritora que deve, por favor, publicar mais.







O Mistério da Mata da AlpineiaO Mistério da Mata da Alpineia: Laços de Sangue - Ariálisson Freitas


Esse livro reúne folclore brasileiro, desenhos simples mas lindos, mensagens para levar para a vida e acima de tudo, uma escrita maravilhosa. Livro para se ler em um dia e se lamentar por ter acabado tão rápido.

Blog do autor e compra do livro








                             


 E também mostrar alguns livros nacionais que estão na minha Wishlist...


Do Éden à Luxúria (Trilogia O Círculo dos Imortais #I)
Do Éden à Luxúria

Um bar esquecido pelo tempo chamado Devil's Throat — o Gênesis da queda de Melissa Saccer, uma garota que tem sido atormentada por um pesadelo do qual não se recorda ao abrir os olhos. Há centelhas de memórias, passagens de um conto de Edgar Allan Poe, mas nada substancial que possa lhe ajudar.
William, um forasteiro enigmático que se comporta como um cavalheiro inglês da época vitoriana. Quantos segredos ele esconde por trás da imensidão de seus olhos azuis?

Nessa jornada sombria e solitária que Melissa enfrentará, nada é como parece ser. A verdade, a mentira, o mal e o bem tem múltiplas faces, pontos de vista conflitantes. Esteja preparado para se apaixonar, mas, acima de tudo, esteja preparado para a queda.

* Já li a degustação e desde então essa trilogia habita minha wishlist... Ananda escreve demais e tem um estilo maravilhoso. *



Diário de uma Escrava

Diário de uma Escrava
Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. Ele percorre ruas e cidades se apossando da vida de meninas ainda muito jovens, pois dentro de si uma voz afirma que é dele que elas precisam. Mergulhando fundo nessa fantasia, ele destrói vidas, famílias e sonhos, deixando atrás de si um rastro de dor e morte.

Narrado em parte em forma de diário, o livro acompanha mais de quatro anos da vida de Laura em um buraco embaixo da terra, período em que algo dentro dela também se modifica de uma forma inimaginável em busca da única maneira para sobreviver. Publicado originalmente na plataforma digital Wattpad, onde já teve mais de um milhão e meio de leituras, DIÁRIO DE UMA ESCRAVA apresenta um retrato duro, cruel, abominável, mas infelizmente corriqueiro no Brasil e em todo o mundo.


Através de Laura, raptada ainda adolescente por um homem que ela chama de “Ogro”, a autora denuncia os diversos tipos de violência que muitas mulheres são obrigadas a suportar em silêncio e nas sombras da sociedade. O “Ogro”, um homem aparentemente comum, honesto e “acima de qualquer suspeita”, mantém Laura presa em uma casa afastada, onde abusa dela sexual e mentalmente, alegando ser ela o seu verdadeiro amor. Laura, compreensivelmente, só pensa em escapar dali. Mas agora ele parece estar mudando. Será que é o melhor momento mesmo para fugir?... Bem, isso você vai ter que ler para descobrir.


* Tenho certeza que esse livro será arrasador pra mim, mas mesmo assim vou lê-lo. É triste saber que há histórias reais por trás desse livro, acredito que, seja daqueles livros que marcam eternamente. Esse livro foi destacado entre os dez mais resenhados do Skoob em fev, inclusive saindo na PublishNews. Foi o único livro nacional na lista entre grandes sucessos internacionais, veja a lista de mais resenhados do Skoob. Isso é bem interessante. Não é só por ser parceira da Illuminare e ter certo vínculo de parceria com a autora que tenho a admirado, acredito que, Mierling apresenta aos escritores nacionais que é possível sim alcançar seus sonhos. É possível sair do Wattpad para uma das mais queridas editoras atuais. É possível alcançar. Com dedicação e talento, sua única limitação é você mesmo. Não deixe-se ser limitação e siga rumo ao seu objetivo. Não somente como escritor, mas em qualquer que seja seu objetivo. Mergulha nos seus objetivos e só pare de nadar quando alcançar a praia, para então mergulhar de novo e nadar rumo a novas coisas ou a manutenção do que alcançou.  *

Trilogia Cores - Keila Gon


Resultado de imagem para sombras de outono gon


Melissa encontrou em um olhar as revelações de toda uma vida e longe da lógica escolheu o caminho confuso, mas surpreendente do amor. Ela chegou à pequena cidade da montanha com a responsabilidade de cuidar de Alice, sua irmã caçula, esperando uma vida simples. Mas se viu envolvida por Vincent, um estranho arrogante, dono de irresistíveis olhos turquesa que vai levá-la através da sombra e da luz para revelar surpresas inimagináveis de um Mundo Mágico perigoso e fascinante. A cada encontro este homem misterioso amedronta e encanta; desperta sentimentos e a faz duvidar de sua coragem. Mas, antes que Melissa seja arrebatada por esse amor, ela precisa enfrentar elfos, magos e intrigas em um mundo inóspito que testará seu coração. Cores, de outono é o primeiro volume de uma saga mágica que vai instigar emoções e paixões.

Blog da Autora

A Menina dos Olhos Molhados – Marina Carvalho 

livro-nacional-a-meninaBernardo é um excelente jornalista e suas matérias investigativas são sempre muito elogiadas. Ele só tem uma limitação: odeia trabalhar em equipe. Uma grande decepção amorosa fez com que ele se tornasse fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela, a nova estagiária do jornal onde trabalha, para todos os lugares, pode parecer a receita certa para uma desgraça. Mas, com o passar dos dias, Bernardo e Rafaela descobrirão que têm muito mais em comum do que a paixão pelo jornalismo.






Por hoje é só, pessoal!
Deixe sua opinião nos comentários e qualquer indicação literária e etc..
Beijos de alecrim.



/>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

 
Desenvolvido por Michelly Melo.