Postagens populares

Outubro da Magia Celta #1 : Quem São Os Celtas?

03/10/2015
 Talvez você esteja se perguntando o porquê desse especial de outubro. E ainda mais a razão do nome. Estou aqui para explicar! E te mostrar um pouquinho da cultura celta. Uma das que mais desperta minha atenção. Se você se lembrar das lendas do Rei Arthur por exemplo, você verá.
 Por isso te convido a embarcar comigo nessas descobertas! Vem comigo viajar em magia!







 Os celtas integram uma das mais ricas civilizações do mundo. São muitas lendas, histórias fascinantes e belos olhares sobre o mundo. Tudo o que sei sobre essa cultura, vieram de livros e pesquisas. Ainda é bem pouco, confesso. Mas quero aprender mais. E por isso o projeto ''Outubro da Magia Celta''. Quero aprender junto com você! Com muita pesquisa!
 Em outubro festeja-se o Samhain ( pronuncia-se sou-en ). Mais conhecido como Halloween. E marcava o fim do verão. Tem origem no calendário celta da Irlanda...
 Mas vamos começar do começo?
 Ao decorrer dos posts você saberá tudinho!
 Porém nesse, descobriremos as raízes, localização e o básico sobre essa cultura.
 Preparado? *Beijinhos de Alecrim* para a gente! (Significado no final desse post!)

                            


 Os Celtas eram os povos de família linguística indo-europeia que tinham como localização o Oeste da Europa, onde se reuniam em diversas tribos. Se espalharam por lá a partir do segundo milênio a.C.  
 Eram um povo místico e habitaram o continente entre 2000 a.C. e 400 d.C. .
 Hecateu de Mileto, no século VI a.C. , foi o primeiro a fazer referencias literárias aos celtas. Os gregos os chamavam de Keltoi, e mais tarde os romanos lhe nomearam de Celtae.






Esse texto simplifica tudo o que diria sobre os celtas:


''Os Celtas





Civilização Celta
Os Celtas já habitaram as regiões que hoje pertencem as nações do Reino Unido, Portugal, França e Espanha, Bélgica e Alemanha.

Estavam divididos em varias tribos com diferentes nomes. As tribos que sobreviveram ao tempo foram as dos bretões, gauleses, celtiberos e hibérnios.

Por volta do ano 2.000 a.C, essas tribos já ocupavam a maior parte do continente europeu. Estudiosos da atualidade acreditam que as primeiras tribos celtas estavam concentradas na Península Ibérica. Partindo desta região eles imigraram para o restante da Europa. Esta teoria ganhou força após os estudos realizados pelo geneticista Daniel Bradley que comprovou que os traços genéticos dos celtas eram mais forte nos habitantes da Península Ibérica com relação aos habitantes de outras regiões da Europa.

Vestígios da Civilização Celta foram encontrados por toda a Europa. Os achados mais importantes foram os sítios arqueológicos de Hallstatt e da La Tène. Nesses sítios foram encontrados equipamentos de guerra como espadas, escudos e elmos e outros utensílios como vasos, braceletes e broches.

A sociedade celta tinha como principal pilar o clã tribal, grupo composto por pessoas de mesmo parentesco. Com o tempo a sociedade celta passou a ser dividida em classes, tese defendida pela descoberta de túmulos diferenciados dos outros túmulos celtas encontrados.

Os druidas, uma espécie de líder comunitário e sacerdote da religião celta, era uma das figuras mais respeitadas na sociedade céltica. Os druidas eram os homens mais instruídos da sociedade celta, seus conhecimentos iam da medicina natural até a astronomia. O Druida mais conhecido da história foi Merlim.

A Religião Celta

A religião celta tinha como principal característica o animismo, ou seja, a crença que todos elementos da natureza fazia parte do divino. A própria terra era vista como templo religioso e por isso os celtas faziam os seus rituais ao ar livre.

Algumas das celebrações de cunho religioso dos celtas eram:

Imbolc – celebração celta em comemoração ao começo da vida na natureza ao final do inverno.
Samhain – a festa em homenagem aos mortos.

Os celtas também eram politeístas, a grande quantidade de tribos refletiria na adoração de muitas divindades. Eles não eram muito adeptos da escrita, e por isso sabemos muito poucos de seus deuses. Os antigos romanos foram os primeiros a relatar e escrever sobre os deuses celtas.

Os mais conhecidos deuses celtas relatados por eles foram; Dagda, Danu, Sucellus, Epona, Goibiniu, Slough Feg e Taranis.

Um pequeno grupo de historiadores acreditam que os Celtas para satisfazerem seus deuses realizavam oferendas humana. Alguns sacrifícios eram feitos num ritual conhecido como Homem de Vime. Um grande boneco de palha era feito e dentro dele era posto um ser humano oferecido como sacrifício. Ao final da cerimônia realizada por um druida, os celtas ateavam fogo na vitima que queimava juntamente com o boneco de vime.

O Fim da Civilização Celta 

Organizados em tribos independentes , os celtas não conseguiram resistir por muito tempo ao avanço do Império Romano que conquistou as principais regiões célticas. Os últimos redutos da civilização celta passaram a ser a Escócia, a Irlanda e o Pais de Gales.

Os celtas que viveram nessas regiões conseguiram por algum tempo resistir a influência da civilização romana, pois estavam distantes de suas fronteiras.

A identidade cultural dos últimos remanescentes da civilização celta seriam perdidas com a chegada dos romanos na Escócia e Irlanda. Esses países foram convertidos ao cristianismo defendido por Roma.''


Texto retirado do maravilhoso site Civilização Antiga. Recomendo visitar.


 Conseguiu identificar o quanto essa civilização guarda mistérios? Até hoje existem pessoas que seguem a religião celta. E embora não tenhamos tantos arquivos, temos lendas e reconstruções.
  Eu não sigo a religião celta, mas adoro conhecer culturas e religiões. E acho que, com esse projeto aprenderemos muito! Ao decorrer do projeto falaremos um pouco sobre os círculos de pedra, os símbolos, algumas crenças, festividades e etc.
 Também indicarei documentários, ouviremos música celta e enfim... no final teremos muito para falar sobre essa civilização.


                              

PS: * Beijos de Alecrim *
Talvez você esteja se perguntando: ''Como? Significado? Ela enlouqueceu?'' Bom, não gente! Vocês conhecem o alecrim? Sim aquela maravilhosa erva que serve como tempero para carne e mil outras coisas.
 Dizem que colocar um galinho de alecrim na cabeça atraí concentração, memória e inteligência.
 Simplificando, beijos de alecrim, seria o mesmo que desejar concentração, inteligência e sabedoria.

 Abaixo, fotos de alecrim:
Fonte
Fonte
                             



Então, até logo!
Beijos de alecrim!

/>

2 comentários

  1. Que lindo Maria Eduarda! Amei ler esse post incrível <3 <3 Beijinhos de Alecrim (Amei o significado haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilly,
      Que bom saber que gostou! Me alegra muito!
      Beijinhos de Alecrim é uma expressão que eu também amo haha.

      XOXO

      Excluir

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

ADS

 
Desenvolvido por Michelly Melo.