Postagens populares

Outubro Celta #2: Os Famosos Símbolos E Seus Significados

19/10/2015
A marca dos símbolos celtas são as espirais. E podemos os ver, como símbolos de uma civilização que não costumava escrever, porém entendia muito bem das ciências e da magia. Usados em rituais, como amuletos, e com as mais diversas funções mágicas. Até hoje despertam nosso fascínio e curiosidade...Aqui irei te mostrar alguns destes símbolos e para que fim eram usados...










 Os símbolos celtas serviam para decorar, além de fins religiosos. Ainda hoje, a influencia celta é forte na Irlanda e boa parte da Europa Ocidental, é impossível não os reconhecer nas mais diversas artes. Um dos mais famosos símbolos celtas, a triquetra por exemplo, esteve presente na série de TV Charmed. E mais atualmente, Teen Wolf,  faz uso da Triskle. Mas não apenas na TV os símbolos celtas continuam de pé, a cultura celta ganha cada vez maios admiradores.
 Conheça alguns símbolos e saiba o significado deles quando se deparar com tais figuras..


As Espirais


(Reprodução: Forensic Genealogy)
Foto: Forensic Genealogy

Uma grande marca celta são as espirais. Podem representar  exatas representações de configurações planetárias visíveis. Representam o equilíbrio do universo em nós, o movimento energético e as fases cíclicas.


Triskel ou Espiral Tripla


tripla

Um antigo símbolo indo-europeu, usado também pelos gregos e germânicos. Por considerarem sagrado o número 3, os celtas dão a esse símbolo um significado de grande poder, assim como outros com tal característica. Representa equilíbrio e  movimento.



Triquetra






''É um símbolo usado na magia, na bruxaria e na Wicca, e representam as três faces da Grande Mãe, a energia criadora do universo, cujas três faces são a Virgem, a Mãe e a Anciã. Também representava as estações do ano, que antigamente era dividido em três fases, primavera, verão e inverno.
A triquetra, em latim triquætra, é similar a um tríscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade. Era um símbolo muito comum na civilização Celta devido o seu enorme poder de proteção. Encontrado inscrito em pedras, capacetes e armaduras de guerra, era interpretado como a interconexão e interpenetração dos níveis Físico, Mental e Espiritual. O círculo no meio, assim como no pentagrama, representa a perfeição e a precisão. Plagiado pelo Cristianismo, este símbolo passou a representar a trindade cristã, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.''
 - The Celtic Druid

pingente


A Cruz Celta

IMAG0651

''A cruz é um símbolo antigo, que surgiu muito antes do cristianismo. As interpretações da simbologia da cruz celta, que leva um círculo no centro, são várias e divergentes. Na Irlanda, uma lenda muito conhecida diz que São Patrício misturou a cruz católica ao círculo, que seria o símbolo do Sol, cultuado pelos pagãos da época. Outras histórias dizem que o círculo é apenas um símbolo da eternidade ou ainda que a cruz sobre o anel representa a repressão do catolicismo às religiões pagãs. Outros historiadores alimentam a crença de que a cruz celta é um símbolo pagão, criado pelos celtas e “roubado” pelos cristãos.'' - Site e-Dublin. Que mostra diversos aspectos da Irlanda, um site muito recomendado por seu conteúdo incrível.

Árvore da Vida


arvore
As árvores são símbolos sagrados para os druidas ( aqueles que tem o conhecimento do carvalho, são sacerdotes celtas. Que tinham maior contato com a escrita e os estudos, tinham grande influencia sobre o povo.) devido ao respeito para com a natureza. Sendo assim, podemos dizer que esse símbolo é um lembrete  deles. Uma grande ligação com a vida e o respeito com a natureza. A vida é um ciclo interminável. Uma teoria bem espiritual, aliás, falaremos sobre essas teorias em breve.
 Esse símbolo não é exclusivamente celta, e é usado de várias formas. Representa o ciclo interminável e natural.
                               

 
 Para escrever esse post, contei com esses textos do The Celtic Druid e do e-Dublin como fonte. 

 Abraços e beijos de alecrim!
Ou se preferir, sabedoria na vida.
/>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

 
Desenvolvido por Michelly Melo.