Postagens populares

O Dia do Saci e Algumas Coisas Sobre Ele Que Você Não Sabia!

31/10/2015
Para começar o dia, vamos falar de uma lenda brasileira! Muita gente não sabe, mas hoje é também o dia do Saci. Uma contraposição ao Halloween e uma amostra brasileira de todas nossas lendas e cultura vasta! Venha conhecer mais sobre o dia e essa figura do nosso folclore! Sabia que tem até sociedade do Saci? Pois é!





O Dia do Saci foi criado para mostrar ao povo brasileiro nossas raízes. E deixar de lado um pouco da influencia norte-americana. Foi criado em 2005.

 O Saci-Pererê é um destaque da cultura brasileira. A figura se originou provavelmente com os indígenas do sul do país, ainda no período colonial. Era representado por um menino moreno de origem indígena e com um rabo. Que vivia fazendo de suas travessuras na floresta.
 Ao migrar para o norte brasileiro, a lenda se modificou um pouco, adquirindo influencia africana. E agora, se tornou um menino negro. Com uma perna só, pois a outra perdeu em uma luta de capoeira. Usando um capuz vermelho e cachimbo, tomou a forma atual.
 Conhecido por suas travessuras, sem intuito de machucar ninguém, já tomou forma na literatura e na TV. O primeiro a levá-lo para as folhas de papel, foi Monteiro Lobato.
 Diz-se que para capturá-lo, deve se jogar uma peneira ou um rosário bento sobre um redemoinho. Depois tomá-lhe a carapuça, que acredita-se conter poderes. E prende-se o Saci em uma garrafa com uma cruz na rolha.
 De acordo com a lenda, o Saci é também conhecedor de todos os segredos da mata. E para retirar qualquer coisa dela, é preciso pedir permissão (assim como nas lendas do curupira e da caipora).

                                                 

 A influencia do Saci é tão grande, que em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, existe festivais no dia de hoje em homenagem. Lá também tem a  entidade Sosaci
( Sociedade dos Observadores de Saci), que além de procurar o Saci, preserva a cultura brasileira a partir de ações culturais.

 Olha esse vídeo que fala um pouco sobre os sacis de São Luiz do Paraitinga!




* Em algumas versões da lenda, o saci pode aparecer com as mãos furadas. *

* Existem várias espécies de Saci, segundo a Sosaci. *

* Botucatu é conhecida como a cidade dos criadores de saci. *

                                      

Abraços!


/>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

 
Desenvolvido por Michelly Melo.