Postagens populares

Como Fazer Um Bom Chá, a História + Propriedades de Algumas Ervas

25/10/2015
Só eu que amo chás? O perfume das ervas, já me deixam fascinada! Principalmente hortelã! Mas tem os jeitinhos certos de fazer um bom chá, com a planta fresquinha aí do seu quintal ou com a que você compra no mercado. É bem fácil. 
Vamos falar um pouquinho sobre esses modos. E também sobre propriedades de alguns chás e ervas. Além claro, de viajar no passado...



''Reza a história que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung e a sua corte estariam a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que os criados fervessem água para beber (o imperador era muito higiénico!), algumas folhas de um arbusto terão caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado. O imperador, que também era cientista, ficou com a curiosidade aguçada e resolveu experimentar a bebida, que classificou como muito refrescante. Assim nasceu o chá, que rapidamente conquistou os habitantes desse país, deixando muitas provas históricas: escavações arqueológicas encontraram recepientes de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.), no entanto, foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá tornou-se na bebida oficial da China. Atingiu uma popularidade tal, que durante o século VIII foi escrito o primeiro livro inteiramente dedicado a esta bebida – o “Ch'a Ching”, da autoria de Lu Yu.'' Fonte: Casa do Chá



Modos de fazer chá:

Infusão

Talvez, essa seja a mais fácil. Consiste em colocar a água fervida sobre o vegetal picado. E deixar em repouso por uma média de 10 minutos, preferencialmente tampado. Fácil, né? Depois é só coar ou retirar as folhas. O açúcar  pode ser colocado na água fervida ou depois de retirada as folhas ( aqui pode se colocar o adoçante) , mas se quiser tomar puro, fique a vontade! Na verdade, o chá assim purinho, não tem caloria alguma. ( Mas vou ser sincera: só tomo adoçado!)

Decocção

Onde voce cozinha a planta na água. Coloque vegetal e água juntos para ferver, espere 5 a 10 minutos do início da fervura. Desligue e coe.

Maceração

É uma forma menos utilizada de fazer o chá. E mais demorada também. Consiste em emergir a planta em água fria e deixar por 10 a 24 horas. Para que a água adquira propriedades da planta. Auxilia nesse processo a planta estar triturada. 
É usado em plantas que perdem suas propriedades com o calor. E pode ser usado em outras coisas além do chá. Pode ser preparada com álcool, água ou azeite.


Alguns Chás e Suas Propriedades


Capim cidreira

Aliado da digestão e é também calmante.

Camomila

Calmante, combate a ansiedade e insonia. Uma colher de erva cidreira e outra de camomila, tem um efeito sedativo melhor. Para dormir muito bem.

Hortelã

Antiparasita, antifúngica e ajuda na digestão.

Alecrim

Digestivo excelente, antipasmódica e anti-inflamatória,ação antifúngica, e ação desintoxicante.

Erva Doce

O aroma é relaxante, o chá melhora a digestão.

Chá Mate

Tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. 

Chá de Canela

Ajuda no controle de diabetes, diminui o anseio de comer doces e  melhora a circulação.




Quem gosta de chás? Qual o seu favorito?
Abraços, e até logo!




/>

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sintam-se a vontade. ♥
Siga o blog também no:

Facebook
Twitter
We Heart It
Instagram

 
Desenvolvido por Michelly Melo.